Como Estudar e Interpretar a Bíblia em 7 Passos [2021]

Se você está em busca de aprender como estudar a Bíblia, suas buscas acabaram agora!

Hoje você aprender como estudar e interpretar a Bíblia corretamente, dessa forma você vai conseguir entender a Bíblia e crescer espiritualmente diante de Deus.

Você já viu aquelas “caixinhas de promessas”? Uma caixinha contendo vários versículos bíblicos, onde muitas pessoas usam para tentar receber uma “instrução da parte de Deus”?

Ou pessoas que usam a Bíblia como se fosse um “horóscopo de Deus”, abrindo a Bíblia aleatoriamente, e colocando o dedo em cima de um versículo na esperança de que Deus vai falar com a pessoa dessa forma.

Será que é dessa forma que devemos estudar a Bíblia e conhecer a Palavra de Deus? Com certeza não.

Por que estudar a Bíblia?

A Bíblia nos ensina que devemos meditar na Palavra de Deus, de dia e de noite, ter a Bíblia em nossas vidas o tempo todo, sendo ela nosso alimento diário, e tendo ela como única fonte de fé e prática de vida.

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Josué 1:8 

O principal motivo para estudar a Bíblia, é porque é uma ordenança de Deus, que sabe o que é melhor para cada um de nós. A vontade de Deus é que o busquemos, e que façamos isso de todo o nosso coração. 

E é isso que você vai descobrir neste artigo! Como estudar a Bíblia corretamente e entender a Palavra de Deus. O método que você vai aprender é extraído da própria Bíblia, buscando nela o que precisamos fazer para ter o entendimento da Bíblia.

1. Como ler a Bíblia: escolha uma versão da Bíblia compreensível e fácil de ler.

Aqui está um verdade: se não entendemos, não lemos. Não importa o que seja!

Se você começa a ler a Bíblia, e não entende o que lê, por conta do uso de um português com palavras difíceis, simplesmente não vamos ler e ponto final. 

A Bíblia foi originalmente escrita em hebraico e grego. Uma das primeiras traduções para o inglês foi a King James Version (KJV) da Bíblia, mas hoje temos uma variedade de versões disponíveis para escolher. 

Algumas traduções se concentram em ser mais precisas e são melhores para o estudo da Bíblia, enquanto outras se concentram na legibilidade e são ótimas para devoções e orações 

Se você é iniciante, recomendo a Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH) ou a Nova Versão Internacional (NIV). 

Se você já está acostumado, ou não tem problemas de ler a Bíblia em uma linguagem mais próximas dos originais, recomendo a Almeida Revista e Atualizada. 

O Texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Atualizada é fiel aos originais e uma das preferidas pelos leitores da Bíblia. 

E se você está procurando uma excelente Bíblia de Estudo, com notas de rodapé explicativas e estudos no decorrer do texto, recomendo a Bíblia de Estudo da Herança Reformada, que foi produzida na versão Almeida Revista e Atualizada.

Você também pode baixar um aplicativo para o seu celular, o que eu uso e recomendo é o Bíblia YouVersion.

2. Você não precisa começar no início da Bíblia.

A Bíblia contém 66 livros separados agrupados em um único livro. Os 39 livros do Antigo Testamento são a história de Deus e de seu povo antes da vinda de Jesus Cristo. 

Os 27 livros do Novo Testamento retomam a história começando com o nascimento de Jesus. 

Se você é novo no estudo Bíblia, o melhor lugar para começar é o Evangelho de João. 

Este livro é o quarto livro do Novo Testamento. João é testemunha ocular da vida de Jesus, sendo um dos discípulos mais próximos de Jesus, o relato de João é fascinante e impressionante.

Contendo várias verdades bíblicas e que são de grande importância para a fé cristã, como por exemplo, o versículo 1, que afirma a divindade e a unidade de Jesus com Deus Pai:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. João 1:1,2

Ou o versículo seguinte que afirma que Jesus, que havia nascido entre os homens, era o mesmo que estava com Deus em Gênesis, no momento da criação:

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1:3

O propósito do apóstolo João ao escrever o seu Evangelho, é nos leva a acreditar em Jesus, como sendo o Messias prometido durante todo o Velho Testamento, e crer na sua divindade para que sejamos salvos ao crer nele. 

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:30,31

3. Estude um livro da Bíblia por vez

Se você é como eu, precisará de um plano de leitura da Bíblia ou perderá minutos preciosos folheando a Bíblia, buscando o que ler. 

A melhor estratégia é: escolha um livro da Bíblia e leia um pouco a cada dia, um dois capítulos, ou leia um subtópico do capítulo.

A maioria das bíblias tem esses títulos para facilitar a leitura, apesar de não estarem presentes nos originais.

Se você ler um capítulo de João por dia, (que não levará mais do que 5 a 10 minutos), lerá João na íntegra em 21 dias. 

Depois de ler João, vá para os outros evangelhos – Mateus, Marcos ou Lucas. 

Em seguida, leia Filipenses, Efésios e Colossenses, que fornecem encorajamento e instrução prática para viver a vida cristã. 

Romanos está repleto de doutrina essencial. Gênesis explica como tudo começou. Salmos é preenchido com orações sinceras que oferecem encorajamento para todas as épocas da vida.

4. Como ler a Bíblia: Leia todos os dias! 

Colocar a Palavra de Deus em sua vida deve ser algo natural, como se alimentar, beber água, escovar os dentes… Jesus nos ensinou que a Palavra de Deus é alimento para nós.

Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4:4

A Bíblia é alimento espiritual de Deus para nós, e como alimento, precisamos nos alimentar dela todos os dias.

Com o tempo você pode fazer um curso de teologia para aprofundar o seu conhecimento Bíblico, mas o que não pode faltar na sua vida é o estudo e meditação diário da Bíblia. 

Se você não tem o hábito de leitura, comece com 5 minutos diários, e vá aumentando progressivamente… Você vai perceber que o próprio Deus, na Pessoa do Espírito Santo, vai te conduzir e aumentar sua fome pela Palavra de Deus.

Escolha um horário e local que sejam bons para você. Muitas pessoas leem a Bíblia logo de manhã, optando por passar um tempo com Deus antes que as ocupações do dia atrapalhem. 

Mas se as manhãs não são um bom horário, não se preocupe. Ler  a Palavra de Deus é mais importante do que não ler Palavra de Deus. 

Eu gosto de ler minha Bíblia quando chego do trabalho, me ajuda a colocar minha mente em Deus e esvaziar ela das preocupações e estresses do dia a dia.

Eu leio também bons livros que me ajudam a estudar a Bíblia melhor. Lembre-se também de orar antes de estudar a Bíblia, é o que vamos falar a seguir.

5. Como ler a Bíblia: Ore antes de começar.

Faça uma pausa antes de abrir sua Bíblia e peça a Deus que fale com você. Lembre-se, a Bíblia é a Palavra de Deus; é a carta de amor de Deus escrita ao Seu povo, que inclui todo aquele crer no Nome de Jesus e deposita Nele a confiança para Ser Salvo.

Peça a Deus para ajudá-lo a entender Sua Palavra. Peça a Deus que use Sua Palavra para ensiná-lo, direcioná-lo e até redirecioná-lo, quando necessário. Peça a Ele para usar Sua Palavra para ajudá-lo a conhecê-Lo e amá-Lo. 

Jeremias 29:13 diz: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 

Deus gosta de se revelar àqueles que O buscam.

6. Escreva ao Estudar a Bíblia

 Ao ler a Bíblia, faça duas perguntas:

  • O que esta leitura me ensina sobre Deus?
  • O que esta leitura me ensina sobre como devo viver?

Sem dúvida, ao ler, você encontrará um ou dois versículos que parecem saltar da página. Talvez eles falem de um problema com o qual você está lidando; talvez eles respondam a uma pergunta de longa data; talvez eles lhe dêem conforto ou encorajamento; talvez eles forneçam um exemplo a seguir ou evitar. 

Quando um verso ressoa com você, pare e escreva, palavra por palavra. Faça uma pausa para deixar a mensagem entrar, porque essas palavras são as Palavras de Deus  para você .

Essa prática firmou a Palavra de Deus em meus pensamentos de inúmeras maneiras. Às vezes eu mantenho o verso comigo o dia todo. Às vezes peço a Deus que me ajude a lembrar quando eu precisar. Às vezes eu memorizo. 

Seja intencional em colocar a Palavra de Deus em seus pensamentos e logo verá seu relacionamento com Deus prosperar e sua vida mudar. Afinal, não é esse o objetivo de ler a Bíblia! 

Não devemos estudar a Bíblia só para ter mais conhecimento, devemos estudar a Bíblia para aprender se relacionar melhor com Deus. 

A Bíblia nunca foi feita para meramente nos informar; a Bíblia foi feita para nos transformar. A própria fé é gerada em nós ao ouvir a Palavra de Deus. 

De maneira que a fé é pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus. Romanos 10:17

7. Como Interpretar a Bíblia?

Para estudar bem a Bíblia é preciso interpretar a Bíblia, e para interpretar bem a Bíblia você pode seguir as dicas abaixo, faça-se os seguintes questionamentos: 

  • O contexto (o texto como um todo) esclarece algumas palavras ou frases confusas? 
  • É aconselhável examinar o contexto mais próximo, que são os outros versículos no mesmo capítulo ou outros capítulos do mesmo livro – antes de consultar passagens “mais distantes” ou recursos externos.
  • Como escreveria essa passagem com minhas próprias palavras? 
  • Como eu explicaria para alguém o que eu li?
  • Por que o autor bíblico escreveu essa passagem em particular? Por que ele achou necessário incluir no relato Bíblia
  • Minha interpretação da Bíblia é consistente com o que eu acredito sobre Deus?
  • Outras passagens das Escrituras preenchem minha interpretação? ( “Deixar a Escritura interpretar a Escritura”, buscando  passagens mais claras que esclareçam versículos mais complexos.)
  • Onde esta passagem se enquadra na história e no plano de salvação? Como isso se encaixa no ensino da Bíblia como um todo?
  • Consigo ver Jesus no meu estudo bíblico?

Logo após sua ressurreição, conforme escrito em Lucas 24 , Jesus encontra dois homens e explica o segredo fundamental para o estudo da Bíblia: Toda a Bíblia é sobre JESUS.

Então, lhes disse Jesus: Ó tolos e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. Lucas 24:25-27

Conclusão

A Bíblia toda tem uma mensagem que aponta para Jesus, podemos e devemos estudar a Bíblia de tal maneira que busquemos Jesus revelado em cada passagem bíblica. 

E para finalizar, um trecho de um vídeo que sempre que vejo, me emociona sobre a Bíblia.

A Bíblia não é uma série de histórias desconexas. É uma narrativa única em que cada história, cada personagem aponta para além de si, aponta para Um que é maior.

A história de Adão e Eva não é apenas sobre o primeiro homem e a primeira mulher. Há um verdadeiro e melhor Adão que passou no teste do jardim e cuja obediência é imputada a nós, pela fé. 

Há um verdadeiro e melhor Abel, que apesar de inocentemente assassinado derramou o sangue não para nossa condenação, mas para nossa salvação.

Há um verdadeiro e melhor Abraão que respondeu ao chamado de Deus, e abriu mão de sua Glória, esvaziando-Se para criar um novo povo de Deus. 

Há um verdadeiro e melhor Isaque, o filho do Riso, da Graça, que não foi somente oferecido pelo seu Pai no monte, mas foi verdadeiramente sacrificado por todos aqueles que creem.

Há um verdadeiro e melhor Jacó, que lutou e levou o golpe da justiça que merecíamos, para que nós, como Jacó, só recebamos as feridas da graça que nos despertam e disciplinam.

Há um verdadeiro e melhor José, que à mão direita do rei, perdoa aqueles que o traíram e venderam e usa o seu novo poder para salvá-los. 

Há um verdadeiro e melhor Moisés, que está em pé no vão, entre o povo e o Senhor, e que media uma nova aliança.

Há um verdadeiro e melhor Jó, o verdadeiro sofredor inocente, que intercede e salva seus tolos amigos.

Há um verdadeiro e melhor Davi, cuja vitória se torna a vitória do seu povo, apesar deles nunca terem levantado uma pedra para lutar. 

Há um verdadeiro e melhor Ester, que não simplesmente arriscou perder palácios terrenos, mas perdeu o mais elevado celestial, que não simplesmente arriscou sua vida, mas deu a sua vida para salvar o seu povo. 

Há um verdadeiro e melhor Cordeiro da Páscoa, inocente, perfeito, indefeso, escravizado, para que o anjo da morte passa por nós, sem nos causar danos. 

Ele é o Verdadeiro Templo, o Verdadeiro Profeta, o Verdadeiro Sacerdote, o Verdadeiro Rei, o Verdadeiro Sacrifício, o Verdadeiro Cordeiro, a Verdadeira Luz e o Verdadeiro Pão.

A Bíblia não é uma série de histórias desconexas. É uma única história que aponta para uma pessoa: JESUS.

Apenas um Filho e Deus e isso é Tudo que eu preciso!

Site Footer

Novo E-book Gratuito

Como Estudar a Bíblia de forma efetiva

E-book 100% Gratuito

Desenvolva sua vida espiritual a partir da Bíblia, Informe Seu Email Abaixo e Clique no Botão.

Mapa do Site   Curso de Teologia